terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MSX-ALL Repository

O ano de 2012 mal começa e o Time da MSX-ALL já nos brinda com grandes novidades!

Acaba de ser inaugurado na MSX-ALL Network, o serviço integrado MSX-ALL Repository (http://repository.msxall.com). A intenção deste serviço é oferecer um local para acesso unificado e simplificado aos (infelizmente poucos) servidores de FTP que ainda oferecem algum material de MSX. Além disso, este serviço implementa o acesso direto e organizado a todos os conteúdos disponíveis para download nos sites sobre MSX hospedados nos servidores da própria MSX-ALL.

O serviço possui um sistema de busca que funciona praticamente em todos os repositórios, além de visualização direta de arquivos do tipo imagem e texto, com a opção que sejam tocadas músicas e video direto na interface do programa.


Complementarmente, o sistema permite que sejam feitos download de vários arquivos ao mesmo tempo, podendo ser tudo zippado em um único arquivo, ou então quando o arquivo selecionado para download for muito grande, pode-se também dividir o mesmo arquivos menores que o WinZip, WinRAR ou 7zip são capazes de descomprimir normalmente (entretanto, estas duas últimas opções podem não funcionar em todos os tipos de FTP, mas na maioria em que foram testados funcionaram sem problemas).

E quem quiser compartilhar seus "repositórios" (preferencialmente em FTP) pode contatar diretamente o autor deste artigo e enviar os dados para que o repositório seja adicionadoa ao sistema. O processo é simples e não sobrecarrega os servidores de nenhum dos dois lados, pois o sistema age como um programa de FTP comum, só que funciona via Web e oferece algumas camadas extras de segurança e proteção..

A intenção deste serviço é ajudar a compartilhar tudo que for possível sobre MSX em um só lugar, facilitando assim as buscas e a manutenção dos acervos individuais de cada site.

Já em seu lançamento o MSX-ALL Repository vem integrado com alguns repositórios importantes do universo MSX, tais como o MSX Archive NL, o Komkon e os conteúdos exclusivos para download de alguns sites que já estão hospedados na própria MSX-ALL Network (como o MSX-ALL University, o Basic, o MSX History e o MSX-TOP por exemplo).

Para acessar os diferentes repositórios basta usar o ComboBox que fica logo abaixo do botão "Left Pane" (veja imagem ao lado).

É importante lembrar que este serviço não está sendo disponibilizado para substituir os programas de FTP, mas sim para oferecer acesso simplificado e unificado aos repositórios dos arquivos da MSX-ALL Network (que ainda não está online), dos sites hospedados pela MSX-ALL e, de quebra, trazer o acesso facilitado a alguns FTPs de MSX que ficam "espalhados" pela Internet sem que a maioria dos usuários de MSX sequer saiba que eles existem.

O MSX e muita gente que curte o micrinho agradecem.

5 comentários:

  1. Estou procurando um copiador de disco que consiga fazer um backup de alguns discos travados que possuo e alguns com erro de CRC.

    O copiador pode ser para PC ( msdos ou windows ), ou algum para msx que rode em emulador ( onde este acesse unidade fisica de drive ).

    email: alexdedalus@hotmail.com

    Agradeço qualquer ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex,

      Este tipo de erro que vc citou pode ser resultante de uma das muitas formas de proteção anti-cópia elaboradas através da modificação da estrutura de dados dos setores e clusters dos discos (com alteração de informação de setores que geram erros de CRC quando estes não lidos de forma correta), ou através de uma formatação específica de parte do disquete (como é o caso de jogos como o Super Laydock, para MSX2+). Eu sei que existem várias formas de se fazer o que vc quer, que é copiar disquetes mantendo as estruturas de formatação e proteções de trilhas intactas. Haviam utilitários para DOS (como o PC-COPY, X-COPY, etc) que até faziam isso, mas acabavam mantendo a proteção no lugar. Caso seja esta a sua situação, o mais provável é que já existam cópias destes disquetes SEM as proteções, e até mesmo os jogos em formato BIN ou ROM, para serem executados direto do HD do MSX (sim, MSX já tem HD, CD, SD, rede, Unix, Sistema Operacional Gráfico, Multiprocessamento e até VGA).

      Outro caso que pode gerar erros de CRC é quando os disquetes estão mofados, e aí só tirando a mídia da jaqueta e lavando com sabão neutro para tirar o mofo, e depois copiando o conteúdo para outro disquete, HD ou Memory Stick porque depois de lavados os disquetes não durarão muito.

      A verdade é que ultimamente eu tenho usado muito mais os emuladores do que o MSX de verdade (meu MSX está numa bancada, sendo usado como "laboratório" para projetos de expansão e etc.) eu não sou a pessoa mais aconselhada para responder à questões sobre disquetes, principalmente por não estar usando esta mídia desde algumas décadas.

      Mas, a boa notícia é que eu sei de pessoas que podem responder estas e muitas outras perguntas, e por isso eu lhe convido a participar da Lista MSX-ALL em http://br.groups.yahoo.com/group/MSX-All/. Lá, com certeza vc encontrará um monte de gente legal, que adoram MSX, como também descobrirá inúmeras outras coisas sobre seu MSX que eu garanto você sequer desconfia que existam ou sejam possíveis. :)

      Eu te mandei um convite. Faça o teste. Aceite e participe. Você vai gostar (e vai se divertir muito com o MSX, muito mais do que vc imagina).

      Se eu puder ser de qualquer auxílio em outra questão, pode ficar à vontade em perguntar.

      Um abraço e prazer em conhecê-lo.

      Excluir
  2. Olá!
    Estou tentando rodar o programa TOPVIEW do pacote da ProKit, mas acho que ele esta travado tbem. É em arquivo DSK de 180KB, e muitos emuladores que testei não aceitam discos de 180KB. E não achei outra versão destravada ou convertida para um formato aceito.
    Aguardo ajuda, obrigado!

    meu email: alexdedalus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Alex,

    Mais uma vez vou fazer referência à Lista MSX-ALL em http://br.groups.yahoo.com/group/MSX-All/. Lá, com certeza vc encontrará um monte de gente legal, que adoram MSX, e com certeza alguém saberá responder esta sua pergunta.

    Inclusive, na própria Lista MSX-ALL encontra-se o Marcos Daniel Blanco, que criou um copiador de discos fantástico chamado DSKPRO que é bem provável possa copiar e converter o seu DSK.

    Basta se inscrever na lista e acessar a área de arquivos para baixar o programa. Se ainda houver dúvidas, entre em contato com o autor do programa ou poste suas perguntas na Lista. Sempre tem alguém disposto a ajudar por lá.

    Um Abração.

    ResponderExcluir

Os comentários neste Blog são moderados. Obrigado por colaborar.

Aproveite para conhecer o Portal MSX-ALL em www.msxall.com.
Inscreva-se também na Lista MSX-ALL no Yahoo Groups e participe!

Escreva seu comentário aqui: